A Melhor Abordagem é o Bom Senso

A Melhor Abordagem é o Bom Senso

Todas as vezes que sou chamada a dar um palpite ou sugestão de uma melhor abordagem, na maioria das vezes, vejo e-mails que podem até estar bem escritos, mas não são atrativos aos olhos de quem os lê.

Longe de mim a prepotência, pois na verdade neste mundo atual, o que é bom hoje em um segundo já não é mais e o contexto deve ser levado em consideração.  O aprendizado é constante, vivemos experimentando, mas algumas dicas não mudarão jamais, e estas envolvem conhecimento do que você faz como profissional, do seu negócio como um todo, o que quer e como quer conquistar. Sabemos como profissionais da área de vendas queo toque pessoal pode fazer toda a diferença, afinalo que vale é atrair a atenção para você numa multidão, mas cuidado para não extrapolar e atrair a atenção de forma negativa, para não perder a credibilidade.Não é tarefa fácil!

Por isso vão algumas dicas simples, que na minha visão serão sempre válidas e atemporais, por ter no centro o EGO.

ALGUMAS REGRAS DE OURO PARA UMA ABORDAGEMATRATIVA

Sempre demonstre conhecimento da empresa ao contato, do momento atual, do cargo dele e jogue uma isca que o façaenxergar que vale a pena ao menos te ouvir pelo cargo estratégico que ocupa, demonstre qual a vantagem e o benefício de seu negócio. O que você pode efetivamente ajudar para o crescimento dele e não necessário quem você é?

Seja conciso e objetivo. Não seja insistente e sim persista. Mostre que você o acompanha e que está atualizado e realmente interessado, compartilhe assuntos que sabe que será de interesse e se faça lembrado com inteligência.  Crie sua marca e presença profissional. E acima de tudo, escreva bem, na dúvida, consulte o dicionário ou o seu colega ao lado. Quem não erra? A cautela é importante se quisermos construir credibilidade.

Não seja muito formal nem informal demais, os excessos prejudicam os negócios, use muito o bom senso num primeiro contato, afinal você não sabe quem está do outro lado.

Pergunte-se antes de iniciar um novo contato:

A empresa tem perfil para o produto que você quer ofertar? Qual o segmento de atuação?

Existem situações mercadológicas de impacto para este segmento pesquisado?

Tem alguma notícia sobre esta empresa na mídia?

Quem é o seu contato? É a pessoa certa?

Importante ressaltar que nem sempre é o decisor quemdecide e muitas vezes o influenciador pode ser o canal principal. Por isso, faça a abordagem com pelo menos 03 pessoas na empresa que quer conquistar.

Qual a projeção para o segmento desta empresa no Brasil?

Temos alguma referência de clientesem nossa carteira deste segmento? Use-as.

Dos produtos que tenho qual chamará mais atenção num primeiro contato?

Se você já colheu e pesquisou as informações acima elencadas, já está comboa parte do caminho andado para aí sim, montar uma abordagem adequada e atrativa.

Lembre-se, a revolução que vivemos não é somente digital e de inteligência artificial, mas simno maior controle e dominação de dados e que está em nossas mãos em um clique.  Hoje quem nos contata, em sua maioria, já sabe com quem está falando e tudo sobre você. A Internet nos permite pesquisar tudo a respeito da empresa, dos contatos, dos riscos e conquistas, dos erros e acertos, através de uma simples navegação e buscas principalmente por redes sociais.

Quer chamar atenção, mostre ao menos que você está antenado com estas buscas!  “Estive pesquisando você e sua empresa…”. Pode ser um bom início.

Bons negócios!

Sou Mariângela Canela e ajudo empresas e gestores a melhorarseus processos e relacionamentoscomo Gerente de Novos Negócios e Produtos da Way Back – TCM Brazil.

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