3 Dicas Simples, mas fundamentais para um bom Fluxo de Caixa

3 Dicas Simples, mas fundamentais para um bom Fluxo de Caixa

Jefferson Frauches Viana

As dicas que compartilho neste artigo podem parecer simples num primeiro momento, mas acreditem, são de alta importância para a mitigação de riscos no fluxo de caixa e noseu contas a receber.

Um bom crédito precisa de alta qualidade e de informações atualizadas constantemente e estas são perecíveis. Alguns pontos de atenção são cruciais para um fluxo de caixa “saudável” e elenco os 03 principais que considero essenciais. Vamos lá?

1° DICA – Dados Cadastrais

É fundamental ter o apoio da sua área comercial, entendendo que os bureaux não fazem milagres. Precisamos de informações vindas de diversas fontes. Portanto, faça com que o seu departamento de vendas se torne uma ponta importante no processo. Crie uma política de parceria com seu comercial e peça apoio com informações de cada cliente, como dados de campo, de mercado, dos concorrentes, vizinhos, região, da sazonalidade. Sem dúvida isto vai te ajudar a elevar a qualidade da sua base cadastral.

2° DICA – Clientes de Alto Impacto

Mantenha seus clientes semprepróximos, principalmente quando falamos daqueles de alto representatividade para o seu contas a receber, de forma que eles possam ser monitorados periodicamentepara não ser pego de surpresa, pois sabemos que golpes não acontecem da noite para o dia. Visite as informações trimestralmente, no máximo semestralmente, do patrimônio e bens de seus clientes, empresas e sócios. Tenha sempre a visão do grau de comprometimento e garantias de seus clientes de alto impacto, isto pode te ajudar e muito no entendimento se liga ou não a “Luz vermelha”.

3° DICA – A Experiência do Cliente

Mostre para os seus clientes a importância do crédito para a companhia e seu dia a dia. Você precisa reeducá-los e orientá-los para que entendam que os maiores beneficiários sempre serão eles. Mas como fazer isto sem ferir a relação?  Existem diversas formas de se fazer lembrado com ações preventivas que melhoram e muito o relacionamento com sua base de clientes, até mesmo antes do vencimento. Nossa experiência tem nos mostrado que mais de 35% de executivos da área de crédito e cobrança utilizam destas ações de forma ativa (sejam internas ou terceirizadas) que culminam numa melhora exponencial narelação de negócios, bem como no fortalecimento da confiança, consequência da boa experiência gerada.

Não parece simples? A verdade é que se você não se preocupa com estas ações a concorrência o faz e para ter o seu fluxo de caixa de acordo com o seu planejado, é importante trazer o seu cliente para próximo de você, sempre.

Lembrem-se o melhor remédio é a prevenção. Jefferson Frauches Viana – Presidente da Way Back eshareholder da TCM Group.

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