Empresa de Cobrança: o que faz e quais seus benefícios

Empresa de Cobrança: o que faz e quais seus benefícios

A inadimplência assombra sua empresa? Conheça o papel das empresas de cobrança e veja como elas podem ajudá-lo!

Mesmo com todos os esforços para colocar a economia nos trilhos, a inadimplência ainda assusta milhares de empresas brasileiras e continua a crescer. Para driblar o problema, muitos empresários estão contando com o apoio de uma empresa de cobrança.

Apesar de não ser novidade no mundo, esse tipo de serviço ainda gera dúvidas em muitos gestores. Afinal, o que faz, quais benefícios esse negócio pode oferecer e como ele pode ajudar seu empreendimento a crescer?

Para responder a essas e outras questões, preparamos este post. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

O que é uma empresa de cobrança?

Empresa de cobrança é o empreendimento responsável por executar o processo de recuperação de dívidas para outros negócios. Portanto, trata-se de uma terceirizada que cuida da negociação com inadimplentes.

Por meio de planejamento, estratégia e ferramentas adequadas, uma equipe externa entra em contato com os clientes e negocia as dívidas. Tudo isso é feito de forma rápida, profissional e amigável.

Lembrando que a extensão da atuação desse parceiro depende da necessidade do contratante. Assim, ele pode atuar em todo o processo de cobrança ou apenas em parte dele.

Quais serviços uma empresa de cobrança oferece?

Ao contratar uma empresa de cobrança, o gestor tem acesso a uma grande diversidade de serviços. Afinal, o processo pode se iniciar antes mesmo do atraso de uma parcela.

Pode parecer confuso. Entretanto, esse tipo de atuação é bem simples de ser compreendido. Veja, a seguir, as principais linhas de atuação dessa empresa terceirizada!

Ações Pré-Vencimento

Quando falamos em ações pré-vencimento, estamos nos referindo aos esforços necessários para que o cliente não se torne um inadimplente. Assim, elas têm início, em média, 15 dias antes da data prevista para o vencimento e são preventivas.

O objetivo é identificar situações de riscos, relembrar o cliente de seus compromissos e garantir um melhor fluxo de caixa ao negócio. Além disso, como consequência, há uma melhora do relacionamento e da fidelização.

Recuperação Consultiva

A recuperação consultiva também é considerada um processo preventivo, sendo executado no período compreendido entre 1 e 30 dias de atraso da parcela.

Nesse caso, a empresa de cobrança tenta entender os motivos da inadimplência e orientar o cliente sobre a melhor maneira de quitar seus débitos, evitando que ele prolongue a dívida e prejudique as finanças do contratante.

Cobrança Extrajudicial

A cobrança extrajudicial é um processo mais complexo e se inicia após 31 dias de atraso da dívida. A abordagem é um pouco mais incisiva. No entanto, continua sendo feita de forma profissional e de acordo com os limites impostos pelas leis de defesa ao consumidor.

As estratégias aplicadas variam de acordo com o tamanho da dívida, o tempo de atraso e o tipo de papel. O objetivo é evitar desgastes e prejuízos ainda maiores.

Cobrança Judicial

Se, mesmo com todos os esforços anteriores, o cliente permanecer em débito com a empresa, após 180 dias de atraso, é possível iniciar o processo de cobrança judicial.

A equipe jurídica da empresa de cobrança fica responsável por realizar análises e cálculos e providenciar a documentação para iniciar a ação judicial de recuperação de crédito. Portanto, há a interferência de um juiz para solucionar o problema.

Como esse tipo de serviço pode beneficiar seu negócio?

Como é possível perceber, a atuação da empresa de cobrança é bem ampla e focada, sendo um elemento indispensável no atual contexto do mercado financeiro. Isso porque, com milhões de brasileiros endividados, é essencial agir com estratégia e atuar de maneira preventiva.

Para ajudá-lo a compreender a importância de contratar esse serviço, reunimos os principais benefícios proporcionados pelo apoio especializado em cobrança. Acompanhe!

Redução de Gastos com Cobrança

A empresa que decide cobrar sozinha seus clientes inadimplentes têm gastos significativos. Além de contratar uma equipe e investir em treinamentos, é preciso adquirir ferramentas de cobrança.

Por outro lado, ao terceirizar esse serviço, não é preciso se preocupar com essas questões, pois tudo fica sob a responsabilidade do parceiro. Com isso, recupera-se ativos de maneira econômica e eficiente.

Redução dos Índices de Inadimplência

Como o trabalho da empresa de cobrança cuida de todas as fases do processo, ele contribui para a redução dos índices de inadimplência na empresa.

Na prática, os avisos, contatos e telefones preventivos e consultivos ajudam a evitar o crescimento das dívidas e permite que a empresa trabalhe de maneira mais planejada e produtiva, já que pode contar com o dinheiro de seus clientes sem atrasos.

Manutenção do Relacionamento com o Cliente

O endividamento é não só um transtorno para as empresas, como também tira o sono do cliente. Ninguém gosta de dever e ser cobrado e, claro, preferiria estar em dia com suas obrigações.

Quando a cobrança é feita por profissionais capacitados, as chances de que os direitos do consumidor sejam desrespeitados e de que a sua relação com a empresa seja prejudicada é bem menor. Afinal, a dívida não precisa encerrar essa parceria.

Reequilíbrio do Fluxo de Caixa Empresarial

Como consequência das vantagens apresentadas, a atuação de uma empresa de cobrança se torna essencial para o reequilíbrio do fluxo de caixa empresarial que foi afetado pela inadimplência.

Em suma, o contratante consegue contar com os pagamentos em dia e, assim, pode honrar com seus próprios compromissos, como folha de pagamento e contratos com fornecedores. Sem nos esquecermos, é claro, da lucratividade recuperada, essencial para a sobrevivência de qualquer empreendimento.


Neste post, você conheceu um pouco mais sobre o trabalho executado por uma empresa de cobrança. Esses negócios são grandes aliados dos empresários contemporâneos e pode ajudá-los a manter suas finanças organizadas e equilibradas. Por mais que a inadimplência seja um grave problema, ela pode ser superada com decisões e ações estratégicas.

Ainda tem dúvidas sobre ou tema ou precisa de ajuda para cobrar seus clientes? Entre em contato com a Way Back e conheça as nossas soluções!

Este post tem 2 comentários

Deixe uma resposta