Empresa de Cobrança: descubra as principais vantagens

Empresa de Cobrança: descubra as principais vantagens

Empresas de cobrança cumprem um papel fundamental para qualquer negócio: o de minimizar a inadimplência e proteger o caixa da empresa. Abaixo você entenderá porque a sua empresa precisa desse serviço!

Você já pensou em contratar uma empresa de cobrança? Em meio aos altos índices de inadimplência no país, principalmente durante e após as crises econômicas, essa vem sendo uma das principais estratégias dos gestores para reduzir os impactos financeiros.

Cobrar não é uma tarefa fácil e envolve processos que estão muito além de ligar para um cliente e falar de uma dívida. É preciso ter preparo, conhecimento e ferramentas apropriadas. Caso contrário, os prejuízos só aumentam.

Continue a leitura para conhecer as vantagens de contar com esse apoio especializado!

O trabalho de uma empresa de cobrança corporativa

A empresa de cobrança, também conhecida como assessoria de cobrança, é um negócio especializado na recuperação de dívidas. Por meio de técnicas adequadas e de acordo com as leis em vigor, ela promove o diálogo com o devedor e negocia débitos.

Com isso, sua função é recuperar os ativos da empresa contratante sem que isso afete seu relacionamento com o cliente ou gere ainda mais transtornos, o que pode acontecer em negociações não amigáveis.

É importante destacar que, apesar de complexo, o trabalho é executado com profissionalismo e respeito às partes. Isso acontece graças à atuação de uma equipe técnica especializada e pronta para lidar com os desafios existentes durante a abordagem.

As modalidades de cobrança possíveis

A cobrança é considerada um momento crítico na relação entre uma empresa e seus clientes. Afinal, houve a quebra de confiança e a falta do dinheiro pode afetar o funcionamento do negócio.

No entanto, é possível reverter a situação e negociar a dívida de uma maneira amigável. Neste caso, ao contratar uma empresa de cobrança, ela poderá executar diferentes estratégias. Conheça alguns exemplos!

Cobrança Preventiva

A cobrança preventiva é um procedimento realizado antes mesmo do vencimento, ou seja, sua função é evitar que o cliente não honre com seus compromissos em dia e atrase os pagamentos. Esta ação, utilizando de ferramentas digitais e contatos ativos, evitam em mais de 35% o risco de atrasos em seu contas a receber.

Cobrança Extrajudicial

A cobrança extrajudicial é aquela feita sem acionar a Justiça. Ou seja, ela utiliza-se de técnicas de negociação para parcelar o débito, oferecer descontos à vista e recuperar o crédito. Portanto, esse formato é muito eficiente e ajuda a reduzir gastos significativos com processos judiciais.

Cobrança judicial

A cobrança judicial é destinada a dívidas de grande valor ou que não puderam ser negociadas por métodos alternativos. Assim, se mesmo depois de todos os contatos o cliente não quita o débito, é promovida uma ação judicial com pedido de penhora de bens, por exemplo.

Quais as vantagens de contratar uma empresa de cobrança?

Você sabia que 40,3% da população brasileira tem dívidas atrasadas? Esse dado alarmante demonstra a urgência de se investir em estratégias de cobrança eficientes. Afinal, os impactos financeiros na empresa são sérios.

Não é por acaso que a contratação de empresas especializadas em cobrança vem crescendo no país. Esse serviço ajuda milhares de negócios a recuperar ativos, proporcionando muitas vantagens aos contratantes. Confira!

Reduz custos com cobrança

A dívida, por si só, representa um prejuízo para o negócio, porém os gastos podem ser ainda maiores quando a cobrança não é terceirizada. Afinal, é necessário estruturar e treinar uma equipe para essa tarefa.

Contratar uma empresa especializada é uma solução que reduz custos, visto que você não precisará ter um setor interno responsável pela tarefa. Ou seja, não haverá gastos com mão de obra, treinamento, planejamento, ferramentas e telefonia, por exemplo.

Aumenta a produtividade do negócio

Confiar atividades complexas a quem tem experiência, estrutura e conhecimento é a decisão mais inteligente, pois contribui para a produtividade empresarial.

Como não é preciso designar funcionários para a tarefa de entrar em contato e cobrar os clientes inadimplentes, sua equipe pode ser mais bem aproveitada. Em outras palavras, você terceiriza esse serviço e pode se dedicar a atividades estratégicas para seu crescimento.

Equilibra o Fluxo de Caixa da empresa

A recuperação de dívidas é essencial para a saúde financeira de qualquer empresa. Afinal, é preciso existir um equilíbrio entre as entradas e saídas, não é mesmo?

Em síntese, quando a inadimplência cresce, falta dinheiro para arcar com despesas operacionais, como estoque, folha de pagamento, fornecedores e financiamentos. Portanto, investir na cobrança especializada é garantir um fluxo de caixa equilibrado.

Reduz o Churn

O churn nada mais é que um termo usado para lidar com os cancelamentos dos clientes, e uma cobrança realizada sem as técnicas e conhecimentos necessários pode ser fatal para a relação entre cliente e empresa. Sendo assim, é preciso muito cuidado na hora de abordar e negociar uma dívida.

Quando o serviço é feito por profissionais capacitados, as chances de o devedor se sentir ofendido e romper o vínculo com o negócio são bem menores. Dessa forma, após a regularização do débito, consegue-se trabalhar e reiniciar essa relação.

Diminui a taxa de inadimplência

Podemos dizer que o processo de cobrança não se inicia apenas após a existência de uma dívida. Mas no relacionamento como um todo, com o uso da régua de cobrança, por exemplo.

Ao contar com o apoio de uma empresa especializada, seu negócio conseguirá reduzir os índices de inadimplência e, consequentemente, todos os transtornos que ela traz. Isso porque a relação é acompanhada de perto e o consumidor não atrasa seus pagamentos por esquecimento.


Afinal, vale a pena contratar uma empresa de cobrança?

Após a leitura deste post, você é capaz de concluir que contratar uma empresa de cobrança é um verdadeiro investimento para seu negócio. O retorno obtido é expressivo e garante um funcionamento muito mais estável e planejado.

As vantagens apresentadas provam que esse serviço reduz a inadimplência nas empresas e contribuem para um crescimento estável e duradouro. Por isso, não perca mais tempo e contrate agora mesmo esse parceiro!

Próximo postRead more articles

Deixe uma resposta