5 maneiras de evitar a inadimplência na sua empresa

5 maneiras de evitar a inadimplência na sua empresa

A inadimplência é um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas brasileiras e você com certeza já ouviu muito sobre essa palavra. Diversos são os motivos que levam os negócios a se perderem em dividas e, para alguns empresários, gerenciar o próprio sistema de cobrança é um grande desafio.

A boa notícia é que existem maneiras amigáveis de fazer esse tipo de negociação e, além de ser possível diminuir o índice de inadimplência, ela também pode ser evitada.

Veja a seguir 5 maneiras de evitar a inadimplência na sua empresa:

#1 Opte por uma negociação amigável

Vale ressaltar que a abordagem determina se a inadimplência vai aumentar ou diminuir. Ainda que existem inúmeras formas de cobrar e isso varia de empresa para empresa, a forma certa deve seguir alguns aspectos presentes no Código de Defesa do Consumidor (Lei nº: 8.078/1990). 

De acordo com o artigo 42 do Código, “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.

Por isso, opte sempre pela cordialidade e objetividade. Esta técnica, além de receber, abre margem para a fidelização de clientes. 

#2 Realize cobranças preventivas

Realizar cobranças preventivas é uma das maneiras mais eficientes de evitar a inadimplência. Nesta etapa, você pode sinalizar o cliente sobre os riscos e o que pode acontecer caso atrase o pagamento.

Ainda que cobrar seja o momento mais desagradável na relação com o cliente, aplicar a primeira dica deste artigo pode ajudar a tornar a situação o mais leve possível.

#3 Tenha um sistema de gestão

Contar com um sistema ou empresa especializada em cobranças é uma das maneiras mais eficientes de evitar a inadimplência. Realizar todo o processo de forma manual ou por uma equipe sem preparo pode gerar erros ainda mais grandiosos.

Uma empresa de cobrança especializada oferece inúmeros benefícios e tem sido uma das alternativas para diversos gestores e empresas. Além da recuperação de créditos e diminuição da inadimplência, há melhoria na produtividade, aumento do fluxo de caixa, entre outros.

#4 Beneficie bons pagadores

Favorecer bons pagadores evita a inadimplência no inconsciente, além de resultar na fidelização da relação com o cliente. Uma empresa com políticas de benefícios para bons pagadores estabelece uma relação de proximidade, fazendo com que o cliente sinta-se valorizado. Assim, ele respeitará o negócio e, consequentemente, não atrasar no pagamento.

Dilatar prazos, oferecer descontos e dispor de parcelas mais flexíveis são algumas vantagens que podem ser oferecidas.

#5 Esteja aberto a negociações e escolha o meio certo para entrar em contato

Além da empatia, estar aberto a negociações é fundamental para evitar a inadimplência.   Lembre-se sempre que o objetivo final é receber e não ficar no vermelho.

Outro fator importante é escolher o meio adequado para entrar em contato. Para isso, é necessário conhecer o perfil do cliente. Por exemplo, caso ele seja mais evito nos e-mails, o contato por esse formato é o melhor.


Você sabia que a Way Back é especializada em Recuperação de Créditos e Ativos Corporativos há mais de 28 anos? Somos referência quando o assunto é cobrança corporativa, tanto preventiva quanto resolutiva.

Oferecemos também soluções inteligentes para gestores da área financeira, dentro do conceito BPO (Business Process Outsourcing), melhorando processos e resultados, com segurança e credibilidade. Nós da Way Back somos especializados em evitar e resolver a inadimplência e podemos te ajudar!

Próximo postRead more articles

Este post tem 4 comentários

Deixe uma resposta