Quando bem escolhida, a assessoria de cobrança pode ser a grande aliada do seu negócio. Veja como fazer essa seleção!
Você já pensou em contar com o apoio de uma assessoria de cobrança? Com tantos processos e setores para gerenciar, a terceirização desse serviço tem sido a escolha de muitos gestores.
Se destacar em um mercado tão dinâmico e concorrido não é uma tarefa fácil. É preciso dedicação e foco naquilo que seu negócio sabe fazer de melhor. Por isso, a contratação de uma empresa de cobrança pode fazer a diferença.
Continue a leitura para conhecer melhor o trabalho executado por essas parceiras e aprenda como escolher a ideal!
O que faz uma assessoria de cobrança?
A assessoria de cobrança é uma empresa terceirizada que tem a função de cobrar os clientes inadimplentes e recuperar dívidas para seus contratantes.
Em outras palavras, estamos falando de um negócio especializado em cobrança que exerce uma função de apoio a outras empresas — que não dispõem da estrutura ou do conhecimento necessários para realizar o processo de forma efetiva.
A empresa de cobrança tem acesso à lista de inadimplentes do negócio e, por meio de técnicas e estratégias adequadas, busca recuperar a dívida.
Lembrando que isso pode ser feito de duas maneiras:
- Extrajudicialmente — dívidas de baixa complexidade e que ainda podem ser recuperadas de maneira amigável — que é a mais adequada;
- Judicialmente — dívidas mais complexas e caras, que podem exigir um processo judicial para cobrança ou negociação.
Quais os benefícios de contar com esse apoio?
Se o seu negócio oferece um formato de pagamento recorrente, é provável que a cobrança seja uma de suas principais dificuldades. Afinal, o número de empresas devedoras no país já ultrapassou os 5 milhões.
Cobrar pode não fazer parte de sua atividade principal, afinal, a estruturação de um setor interno ou a inserção dessa responsabilidade na rotina dos funcionários são, em muitos casos, inviáveis e pouco produtivas.
Diante disso, a contratação de uma assessoria de cobrança é uma alternativa que pode proporcionar grandes benefícios ao negócio. Outros motivos para contar com o serviço:
Assegura o bom relacionamento com o cliente
Cobrar um devedor é uma ação delicada, mas muito necessária. Acontece que, quando executada da maneira errada, há o risco de perder a confiança, o respeito e a fidelidade do cliente.
Com a atuação de uma assessoria de cobrança isso não acontece. O processo é conduzido de maneira profissional e de acordo com a legislação brasileira. Assim, é possível recuperar a dívida e manter o cliente ativo.
Equilibra o fluxo de caixa do negócio
O trabalho desempenhado por uma empresa especializada em cobrança ajuda a manter a saúde financeira do negócio, uma vez que proporciona um maior equilíbrio ao seu fluxo de caixa.
Afinal, a inadimplência compromete o capital de giro, prejudica o funcionamento da empresa e pode levá-la até à falência.
5 passos infalíveis na hora da escolha!
Agora que você já entendeu o quanto é importante contar com o auxílio de uma assessoria de cobrança, é hora de aprender a encontrar o parceiro ideal para o seu negócio.
Atualmente, existem inúmeras empresas atuando nesse mercado, mas nem todas têm a qualidade, a experiência e o comprometimento necessários para conduzir uma cobrança eficiente e produtiva.
Lembre-se de que o cliente é o maior bem de sua empresa. Por isso, mesmo em momentos críticos, deve ser tratado com respeito e profissionalismo. Confira os 5 passos que o ajudarão a fazer a escolha certa:
1. Pesquise sobre a reputação da empresa
Ninguém gosta de ser cobrado, não é mesmo? Entretanto, quando esse processo é desempenhado da forma correta, o devedor consegue entender a necessidade da empresa e até se sente acolhido.
Por esse motivo, é imprescindível pesquisar sobre a reputação da terceirizada e conferir como é a sua avaliação do mercado. Condutas desrespeitosas e o descumprimento do Código de Defesa do Consumidor são indicativos de uma má contratação.
2. Não se prenda apenas ao valor do serviço
Com um alto índice de inadimplência, é normal que sua empresa queira economizar na hora de cobrar os clientes. Entretanto, o valor do serviço jamais deve ser seu único fundamento de contratação.
É preciso observar que negócios inexperientes, pouco qualificados e com baixo investimento em tecnologia de cobrança farão uma melhor oferta, mas podem não concluir um bom trabalho. Fique atento!
3. Conheça as condições que serão oferecidas aos seus clientes
Antes de fechar uma parceria, é interessante conhecer os canais de contato que serão ofertados aos seus clientes e, claro, as condições de negociação.
A ideia é, dentro do possível, facilitar que o cliente negocie seus débitos e pague a dívida. Quando a assessoria de cobrança não se baseia nessas premissas, pode ser difícil conquistar bons resultados.
4. Confira se os profissionais são qualificados
Cobrar não é fácil! Engana-se quem pensa que basta ligar para o devedor e apresentar o valor em atraso. É necessário técnica e habilidade para iniciar o diálogo e conduzir o processo de maneira amigável e respeitosa.
Por essa razão, conheça quem você está contratando. Observe como é processo de seleção, se eles passam por treinamentos e se têm condições e conhecimentos necessários para a atividade.
5. Observe o cumprimento de leis trabalhistas
É preciso ter cautela na hora de escolher a assessoria de cobrança também quando se refere às leis vigentes. Pesquise sobre o cumprimento de leis trabalhistas e solicite o comprovante de quitação, se necessário.
Ainda que o trabalho não seja dentro da sua empresa, ele está ligado a ela e a sua imagem.
Neste artigo você aprendeu como escolher uma boa assessoria de cobrança para sua empresa. É importante lembrar que contar com a experiência de profissionais qualificados para essa função ajuda a recuperar mais dívidas e proporciona o ambiente necessário para seu negócio crescer. Por isso, use as dicas acima e tome a decisão certa!
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