Conheça as maiores causas da inadimplência em empresas

Conheça as maiores causas da inadimplência em empresas

Conhecer as causas da inadimplência é uma maneira de proteger seu negócio e evitar que as dívidas o impeçam de crescer. Leia o post e descubra as principais raízes desse problema!

Afinal, quais são as causas da inadimplência em empresas? Negócios de todos os portes e segmentos acabam enfrentando esse problema com mais frequência do que deveriam, e os motivos nem sempre estão claros.

Dados mais atualizados apontam que o número de empresas inadimplentes cresceu para 5,5 milhões, um aumento de 9,6% em relação a 2018. Essa questão gera reflexos diretos nos caixas das empresas.

Como o primeiro passo para amenizar os impactos, é entender os motivos da inadimplência, separamos as possíveis causas neste artigo. Acompanhe!

O retrato da inadimplência no Brasil

Sem dúvidas, a inadimplência é um dos grandes pesadelos do empresário brasileiro. Trata-se de um problema complexo, repleto de causas e consequências.

Em síntese, vender bem é apenas o primeiro passo de uma jornada rumo ao sucesso. Isso porque, concluir uma venda e não receber o dinheiro pode ser ainda mais prejudicial do que simplesmente não conseguir dar saída aos produtos ou serviço.

No Brasil, podemos dizer que o número de empresas devedoras é uma estatística crescente, que deve ser observada e cuidada de perto por cada instituição. Afinal, sem dinheiro entrando, o fluxo de caixa fica desequilibrado.

Dessa forma, em pouco tempo, começa a faltar capital para quesitos básicos, bem como para investir no crescimento da instituição.

Principais causas da inadimplência em empresas

A inadimplência é um problema real e ignorá-la não ajudará o seu negócio a se livrar dessa situação. Para isso é preciso entender as suas raízes e traçar uma estratégia mais eficaz para recuperar o seu dinheiro de forma assertiva. Confira a seguir:

Problemas econômicos do país

O cenário econômico do Brasil é um fator preponderante para o endividamento das empresas. Afinal, o desemprego da população reduz as vendas e prejudica a lucratividade de um negócio.

Imagine que seu cliente seja uma pequena fábrica de sapatos. Em momentos de crise, é comum que as pessoas cortem gastos e deem preferência para produtos essenciais, o que pode afetar as vendas dessa fábrica.

Problemas operacionais

Além do fator econômico, problemas operacionais podem fazer com que uma organização passe por dificuldades financeiras e deixe de pagá-lo.

Uma greve de caminhoneiros ou de um fornecedor importante para o seu cliente e até mesmo o atraso da chegada de um navio com produtos são exemplos válidos para alguns setores.

Sem dúvidas essas situações, ainda que pontuais e esporádicas, podem afetar o ritmo de produção da empresa. Se ela não produz, não vende e, portanto, não terá dinheiro em caixa para quitar seus débitos.

Falta de controle e gestão financeira

A falta de controle e gestão financeira são fatores que contribuem para a inadimplência em empresas. Aliás, não é raro encontrarmos negócios com dificuldades para organizar suas finanças e operar de maneira saudável.

Em geral, misturar despesas pessoais dos sócios com as do negócio, não cuidar do fluxo de caixa, ter um estoque desequilibrado e contratar muitas linhas de crédito para suprir buracos em seu orçamento são situações de alerta.

Baixa competitividade

Outra causa da inadimplência que merece destaque é a competitividade do negócio. Pense bem, se a empresa oferece aos seus clientes um produto inferior, não conseguirá fidelizá-los e conquistar uma boa reputação no mercado.

Com dificuldades de atrair e conquistar a clientela, ele não consegue investir em melhorias e marketing, por exemplo, afetando sua capacidade de crescimento. Certamente, esse cenário é um campo fértil para o desequilíbrio financeiro e endividamento empresarial.

Estratégias para minimizar a inadimplência

Entender as causas da inadimplência e pensar no problema de maneira mais estratégica é essencial para enfrentar essa situação. Agora que você já conhece suas causas, é importante entender como minimizá-las:

Conheça o histórico do cliente

O histórico do cliente é um forte indicador de que ele pode se tornar um inadimplente. Por isso, antes de fechar um contrato, é interessante pesquisar e conhecer bem a empresa, levantar dados sobre suas atividades e vida financeira.

A consulta à órgãos públicos, a verificação da situação cadastral do CNPJ e análise de sua reputação no mercado e com outros fornecedores o ajudarão a tomar uma decisão mais segura.

Esteja disposto a acordos

Se a sua empresa já sofre com as causas da inadimplência, a melhor maneira alternativa é trabalhar para reverter essa questão. Muitas vezes, oferecer formas de pagamentos mais flexíveis ou analisar o valor da dívida podem ser a saída.

Conte com parceiros especializados

Treinar e acompanhar os setores de cobrança e aqueles que podem ajudar a diminuir as causas da inadimplência pode ser muito trabalhoso e ter um alto custo para a sua empresa. Dessa forma, contar com parceiros têm sido a escolha de muitas instituições.

Uma empresa especializada poderá não só reverter o quadro de inadimplência, como diminuir a incidência dessas empresas. Isso é feito por meio de uma régua de cobrança e outras estratégias pensadas por especialistas do setor.

Você conhecia as causas da inadimplência apresentadas? Agora que sabe mais sobre o assunto, é hora de buscar uma parceria para elevar os resultados da sua empresa.

Você sabia que Way Back é uma empresa especializada em cobrança? Podemos ajudá-lo a recuperar o dinheiro de seu negócio. Fale com nossos especialistas e saiba mais!

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta