Você está visualizando atualmente Como transformar o processo de cobrança em oportunidades de negócio

Como transformar o processo de cobrança em oportunidades de negócio

A cobrança pode esconder boas oportunidades de negócio! Mesmo sendo um momento delicado, é possível contornar o problema e revertê-lo a favor de sua empresa.

Está em busca de boas oportunidades de negócio? Talvez você ainda não tenha percebido, mas a cobrança pode exercer esse papel!

Cobrar inadimplentes sempre foi visto como um momento crítico, exigindo habilidade e jogo de cintura das empresas. Afinal, recuperar a dívida de forma amigável e respeitosa nem sempre é fácil.

Mas é possível aproveitar esse contato para estreitar o relacionamento com os seus clientes e ampliar suas oportunidades de negócio.  É isso que você aprenderá neste artigo!

Afinal, a cobrança pode gerar oportunidades de negócio?

Pode parecer estranho, mas a verdade é que a cobrança não precisa ser encarada somente como um momento negativo. Isso mesmo! Apesar de estar relacionada ao endividamento de seu cliente, ela pode gerar oportunidades.

Quem atua no mercado B2B sabe que os clientes são verdadeiros parceiros. Sem eles, é difícil crescer e se manter competitivo.

A boa notícia é que, até mesmo quando eles falham e deixam de honrar com seus compromissos financeiros, é possível extrair algo de bom desse relacionamento por meio de uma cobrança eficiente.

Como transformar a cobrança em oportunidades de negócio?

Mas, afinal, como alcançar esse objetivo? A maneira mais eficaz de reverter o problema e usá-lo a favor de seu negócio é aprimorando o processo e tornando o ato de cobrar em algo mais profissional e qualificado.

É verdade que a cobrança é delicada e representa um desafio no dia a dia de empresas de todos os portes e segmentos. Ela exige treinamento e muito conhecimento, caso contrário o problema só tende a aumentar.

Por outro lado, quando bem executado, o procedimento evita conflitos e a interrupção do relacionamento com o cliente. A cobrança amigável, respeitosa e dentro das limitações legais pode transformar essa situação desagradável em oportunidades no futuro.

Confira algumas boas práticas no processo de cobrança:

Conheça o cliente e personalize o atendimento

Essa é a primeira dica para melhorar o contato e fazer com que a empresa não se sinta constrangida com o processo de cobrança. Na prática, isso a ajuda a entender que o seu negócio também deseja ajudá-la a superar essa má fase.

Ofereça boas condições de pagamento

Oferecer boas condições de pagamento, tornando a negociação mais fácil e vantajosa para as duas partes é mais uma boa prática a ser seguida. Quando o devedor entende que seu credor está disposto a chegar em um acordo, o processo flui melhor.

Em geral, a empresa inadimplente se sente motivada a pensar em estratégias para quitar seu débito e, claro, acaba se beneficiando com isso. Afinal, ter dívidas é algo que prejudica qualquer negócio.

Cumpra com as regras para a cobrança

Não há como transformar o processo de cobrança em oportunidades de negócios sem respeitar as regras existentes e tratar o devedor com respeito e empatia.

Se a sua empresa não consegue dialogar, julga as razões do cliente e não está disposta a oferecer condições de parcelamento, dificilmente alcançará bons resultados. Com isso, é fundamental melhorar sua abordagem e comunicação.

Como uma empresa de cobrança pode ajudar no processo?

Agora que você entendeu que é possível reverter o problema da inadimplência e transformar a cobrança em um momento vantajoso para o seu negócio, precisamos destacar o papel de uma empresa de cobrança nesse processo.

Como ela tem as melhores ferramentas e é experiente em estratégias de negociação, consegue conduzir o momento com mais profissionalismo e eficiência, trazendo resultados muito mais expressivos do que uma equipe interna.

Em geral, os profissionais qualificados são os mais indicados para realizar a abordagem e conversar com o cliente inadimplente. Eles estão preparados para a tarefa, têm inteligência emocional e a isenção necessária para fechar uma negociação amigável.

Delegar essa função para um funcionário pode não ser a melhor decisão. Por falta de experiência e conhecimento, ele pode ter dificuldades para apresentar as informações necessárias e convencer o inadimplente sobre as vantagens de quitar sua dívida.

Além disso, precisamos destacar que uma empresa especializada em cobranças tem todas as credenciais para fazer uma negociação de sucesso, mantendo a porta aberta para novos contratos no futuro.

Ou seja, além de recuperar a dívida, sua empresa conseguirá abrir espaço para novas oportunidades de negócio. Afinal, a inadimplência não precisa marcar o fim do relacionamento com um bom cliente, não é mesmo?

Portanto, ao terceirizar a cobrança, o negócio está investindo em seu futuro. Ele aumenta as chances de receber contratos em atraso, mantém um bom relacionamento com os parceiros e até negocia novos trabalhos — especialmente quando o cliente conseguir regularizar sua situação financeira.

Quer contratar um parceiro especializado em cobrança? Confira as 5 dicas para selecionar a melhor assessoria de cobrança para a sua empresa!

Deixe um comentário