Conheça os 6 principais benefícios da cobrança preventiva

Conheça os 6 principais benefícios da cobrança preventiva

Sua empresa investe em cobrança preventiva? Essa prática proporciona vários benefícios e pode ser sua grande aliada no combate à inadimplência. Leia o post para conhecê-los!

Quando você ouve falar em cobrança preventiva, o que que vem à sua cabeça? Provavelmente, a ideia de que a atividade de cobrar será usada com o intuito de prevenir a inadimplência, não é mesmo?

Mesmo sendo um objetivo comum a todos os negócios, muitos ainda não investem em ações de pré-cobrança e acabam enfrentando problemas e prejuízos.

Para ajudá-lo a compreender de vez a importância dessa estratégia, selecionamos os 6 principais benefícios que uma empresa pode experimentar com a sua implementação. Confira a seguir!

O conceito de cobrança preventiva: entenda o conceito

A cobrança preventiva, ou pré-cobrança, pode ser conceituada como o conjunto de ações executadas dentro da empresa com a finalidade de prevenir o endividamento de seus clientes e relembrá-los de seus compromissos financeiros.

Em outras palavras, estamos lidando com estratégias de cobrança iniciadas antes do vencimento. Nesse caso, a equipe responsável pela tarefa inicia o contato, em média, 15 dias antes da data prevista no boleto.

Seu grande objetivo é a identificação de situações que possam gerar riscos ao caixa do negócio, permitindo que ele opere de maneira saudável e com baixo índice de inadimplência.

Os 6 principais benefícios da cobrança preventiva

Nenhuma empresa gosta de ter clientes inadimplentes, não é mesmo? O problema é ainda maior para quem atua no mercado B2B, pois os contratos são volumosos e representam um risco financeiro mais expressivo.

Diante disso, adotar ações preventivas é uma saída inteligente. Entenda porque:

1.      Reduz a inadimplência

Essa é uma das consequências mais relevantes da cobrança preventiva. Isso acontece porque a empresa inicia o contato com o cliente de forma antecipada, minimizando as chances de ele se esquecer de pagar uma parcela, por exemplo.

É preciso lembrar que o endividamento é um problema complexo e com muitas causas. Sendo assim, em algumas situações, o simples esquecimento, a perda do boleto ou a troca da data de pagamento pode gerar o atraso na parcela.

2.      Fideliza clientes

Está pensando em investir em cobrança preventiva? Saiba que essa decisão pode ajudá-lo a fidelizar clientes, mantendo-os sempre regulares financeiramente na parceria.

Mas, afinal, por que isso acontece? Diferentemente do modelo tradicional de cobrança, nessa técnica, a empresa está em constante contato com os seus clientes. Isso facilita que um vínculo seja criado e que o relacionamento se torne mais personalizado e amigável.

3.      Melhora a gestão financeira da empresa

Não há como ignorar o fato de que a cobrança preventiva permite que o negócio alcance um de seus maiores objetivos: uma boa e correta gestão financeira. Afinal, reduzir a inadimplência é um passo fundamental para se tornar mais estável.

Com o controle do fluxo de caixa, isto é, saber quanto se tem para receber e pagar em um determinado período, fica mais fácil investir em sua expansão e aproveitar as oportunidades de negócio que surgirem.

4.      Favorece o crescimento sustentável

O crescimento sustentável é mais um motivo para apostar na cobrança preventiva. Esse modelo permite que o negócio organize suas finanças e trabalhe com uma previsão de receitas mais coerente e próxima da realidade.

Com essas informações em mãos e com a fidelização do público já existente, a empresa pode concentrar esforços em atrair novos clientes e expandir sua atuação de maneira gradual e segura.

5.      Melhora o relacionamento com os clientes

Mesmo que alguns pensem o contrário, o processo de cobrança é uma oportunidade para melhorar o relacionamento com o cliente. Afinal, a gestão de débitos e as ações de pré-cobrança são úteis para recuperar os inadimplentes e demonstrar seu interesse em ajudá-los.

Não se prenda ao problema e esteja sempre focado na recuperação da dívida de maneira amigável e natural. Relembrar o cliente sobre a data de vencimento e se colocar à disposição para ajudá-lo a solucionar suas dúvidas e demandas o ajudará com essa tarefa.

6.      Amplia suas soluções de negociação

Você sabia que a cobrança preventiva pode aumentar suas soluções de negociação? Esse é um benefício comum, mas nem sempre analisado pelos gestores e, por isso, precisamos destacá-lo.

Em geral, por meio de uma gestão de cobranças eficaz, é possível personalizar o atendimento e ofertar ao cliente aquilo que ele precisa. Além de facilitar o recebimento do dinheiro, isso melhora seu poder de negociação.

Portanto, podemos afirmar que a cobrança preventiva é uma atividade fundamental para a saúde financeira da sua empresa, independentemente do seu porte ou ramo de atuação.

Seguindo essas premissas, seu negócio estará mais próximo do sucesso e conseguirá reduzir a inadimplência de uma maneira inteligente e eficiente. Pense nisso!

Entenda melhor o que faz uma empresa de cobrança e quais os seus benefícios!

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