Entrevista com Jefferson Viana: a visão do empresário sobre o setor de cobrança em 2020

Devido aos índices de inadimplência empresarial no país, o setor de cobrança em 2020 deve inovar e se estruturar ainda mais para contribuir com a recuperação da economia e garantir uma cadeia de produção mais eficiente e promissora.

O tema é tão importante que o nosso CEO foi convidado pela Winover Contact Center para compartilhar um pouco de sua experiência e expectativas para esse novo ciclo. Confira a entrevista:

Qual a sua visão sobre o mercado de cobrança em 2019?

Segundo ele, tivemos um cenário de desafios, mas de muito aprendizado e expectativa para uma nossa fase.

– “O ano de 2019, sem dúvidas, foi muito desafiador. Era esperado um crescimento em todos os setores, porém isso demorou a acontecer, o que gerou um pouco de inquietude no consumidor e no empresário.

Sobre o mercado de recuperação de crédito, esse foi um ano marcado por muitas reflexões, visto que o cenário político e econômico exigiu um planejamento mais maduro, olhando para o cliente, processo e colaboradores.

Além disso, a continuidade das ações de transformação digital nos mostrou que caminhamos para uma ação conjunta entre o humano e o digital. Tudo isso, contribuiu para que o ano de 2019 tenha sido um ano de muito aprendizado e preparação para um novo período”.

Qual sua visão para o setor de cobrança em 2020?

O que esperar para o ano de 2020? Quais os desafios, oportunidades e incertezas que temos para o próximo ano?

– “Como disse, 2019 foi um ano de muito aprendizado e tomada de decisões estratégicas. Baseado nisso, espero que 2020 seja um ano bem melhor. A expectativa é que tanto os contratantes, quanto os prestadores de serviços de cobranças tenham uma ação melhorada.

Com toda certeza, minha visão é a de um ano mais promissor. Todo o aprendizado dos anos anteriores nos ajudará a avançar, trazendo condições mais favoráveis para o segmento e, consequentemente, para o ciclo de crédito e economia do país”.

O que falta para as empresas elevarem sua rentabilidade?

O setor de cobranças é essencial para o funcionamento da economia e garante rentabilidade para seus contratantes. Diante disso, o que falta para que as empresas atinjam resultados ainda melhores?

– “Ao meu modo de ver, toda parceria deve ser conduzida com transparência e liberdade para expor o que está acontecendo. Muitos empresários têm medo de perder o cliente, mas é preciso entender que sem um diálogo aberto e ajuda mútua, isso é inevitável.

Ajudar a outra empresa a fazer contas, obviamente, trabalhando com evidências, profissionalismo e focado em um viés comercial, mostrando-a onde está o risco e as oportunidades da operação, é a melhor estratégia.

Além disso, outro fator que contribui para a elevação da rentabilidade e garante a continuidade do negócio é buscar o ‘oceano azul’, visto que todos estão na mesma situação, lutando pelos mesmos contratantes e insistindo no famoso ‘oceano vermelho’.

Há inúmeras oportunidades fora desse mundo, que tem margens melhores e parcerias mais saudáveis, uma vez que é possível capitalizar profissionais de alto nível e discutir um modelo de negócio mais sustentável. ”

Diante do que foi apresentado pelo CEO da Way Back, fica claro que a melhoria do mercado e a superação do problema da inadimplência nas empresas, passa por uma construção de uma política de parceria.

Empresários devem atuar em conjunto com seus contratantes e apostar em um crescimento conjunto, buscando uma relação de longo prazo. Para isso, contratante e contratado devem investir um no outro. Sendo assim, a expectativa para o setor de cobrança em 2020 é muito positiva.

Assista a entrevista completa:

Precisa cobrar seus clientes inadimplentes com mais eficiência e profissionalismo? Conte com o apoio da Way Back! Entre em contato com a nossa equipe e tenha um 2020 muito mais rentável!

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