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Sistema de cobrança de alta performance: saiba como implementar

Um bom sistema de cobrança pode mudar os rumos de seu negócio para sempre. Veja como garantir uma recuperação de crédito de alta performance agora mesmo!

Como é o processo de recuperação de crédito de sua empresa? Ele tem dado bons resultados?

Sabemos que, diante de uma dura realidade de inadimplência empresarial, gestores e empresários precisam investir na estruturação de um bom sistema de cobrança.  

Empresas que atuam no mercado B2B costumam fazer vendas parceladas de grandes volumes. Com isso, a definição de uma boa política de cobrança passa a ser ainda mais fundamental para a sua sobrevivência e rentabilidade a longo prazo.

O que é um sistema de cobrança?

Quando falamos em sistema de cobrança, estamos nos referindo aos processos e técnicas utilizadas com o intuito de garantir que a empresa receba de seus clientes o dinheiro referente às vendas realizadas.

Dentro desse sistema, estão inseridas medidas preventivas, conhecidas como pré-cobrança e medidas de recuperação de crédito, iniciadas após o vencimento das duplicatas e boletos.

Portanto, há um conjunto de estratégias e recomendações que tem como foco o sucesso da cobrança, como a definição de prazos para a execução de cada etapa, a régua de cobrança e as ferramentas utilizadas ao longo do processo.

Vale lembrar que uma política de cobrança eficaz ajuda a minimizar perdas financeiras e reduzir o índice de inadimplência de seus clientes. Portanto, fica claro a importância de estabelecer regras e boas práticas para conduzir esse procedimento.

Como implementar um sistema de cobrança de alta performance?

Cobrar um cliente é uma situação difícil para você? Não há como negar que o momento é delicado e exige muita técnica para não se transformar em mais um problema.

Com as estratégias certas, é possível transformar a cobrança em oportunidade de negócio e garantir que o relacionamento com o cliente seja preservado, especialmente quando falamos em transações entre empresas.

Entenda como estruturar um sistema de cobrança eficaz:

Conheça bem os seus clientes

Conhecer bem os seus clientes é o primeiro passo para estruturar um sistema de cobrança eficiente. Afinal, toda a abordagem deve ser personalizada e adequada ao tipo de negócio que está sendo cobrado.

É importante se basear em informações atualizadas e alimentar constantemente sua base de dados. Quanto mais você os conhece, melhor será o processo. Por isso, não deixe de pesquisar e entender sua situação.

Diante disso, por que não conversar mais com seus clientes? Marque reuniões, conheça sua realidade e desafios, procure ajudá-lo a crescer como um verdadeiro parceiro.

Não deixe o cliente esquecer da dívida

Existem muitas causas para a inadimplência, mas você já parou para pensar que o atraso no pagamento de um contrato pode estar relacionado a uma simples confusão de datas?

Por mais estranho que possa ser, muitas empresas deixam de honrar seus compromissos porque se esqueceram do dia do vencimento. Para que isso não aconteça, você só precisa implementar ações preventivas.

Sendo assim, a primeira etapa deve ser um lembrete. O simples envio de um e-mail ou um SMS pode ser o primeiro passo para prevenir esse tipo de situação.

Não demore a começar o processo de cobrança

Em geral, dívidas mais antigas são mais difíceis de serem negociadas. Por esse motivo, é importante iniciar o processo de recuperação de crédito o mais cedo possível.

Não espere até que o cliente decida entrar em contato para conversar sobre o débito. O ideal é ficar sempre atento às datas de vencimento e cobrar a dívida enquanto ela ainda é recente.

Dessa maneira, seu sistema de cobrança deve prever o momento exato em que as ações serão iniciadas.

Como sugestão, é aconselhável que suas primeiras providências sejam conduzidas logo nos primeiros dias após o vencimento,  ou mesmo antes, de forma preventiva.

Ofereça boas opções de negociação

A negociação de dívidas é um procedimento que exige tranquilidade e abertura para o diálogo. Afinal, é preciso garantir que o resultado seja satisfatório para as duas empresas, ajudando-as a recuperar seu fluxo de caixa.

Diante disso, é interessante se preparar para o processo e apresentar boas opções. Ofereça condições especiais para pagamento à vista, mas tenha em mãos um plano de parcelamento. Isso eleva as chances de um acordo e evita prejuízos ainda maiores.

Conte com o auxílio de empresas especializadas

Muitos empresários sentem dificuldades em cobrar seus clientes, e isso é totalmente compreensível, já que a cobrança é um momento delicado e importante para a sobrevivência do negócio.

Erros nessa fase podem representar perdas financeiras expressivas e o rompimento de relações comerciais. Sendo assim, é interessante avaliar os benefícios de contratar uma empresa de cobrança para obter vantagens como:

  • Maior recuperação de crédito;
  • Redução da inadimplência na empresa;
  • Redução de gastos com cobrança;
  • Mais profissionalismo nos processos de cobrança.

O apoio de um negócio especializado traz mais segurança e tranquilidade para a sua empresa atuar. Assim, ela poderá focar seus esforços em sua atividade principal e confiar essa importante missão a quem entende do assunto.

A Way Back é especialista em gestão de recebíveis e relacionamento, e pode ser sua aliada na hora de cobrar os seus clientes inadimplentes. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos alavancar seus resultados!

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