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Qual a melhor época do ano para negociar com clientes inadimplentes?

Apesar de prejudicial ao desenvolvimento das empresas, ter clientes inadimplentes é uma situação comum e que pode ser superada. No entanto, isso só acontece quando os gestores investem em técnicas e ferramentas adequadas.

Nesse contexto, surge uma dúvida:  “afinal, existe uma época do ano ideal para realizar cobranças?”.  É o que você vai descobrir nesse post!

A inadimplência nas empresas: um desafio real

Comandar uma empresa é um desafio diário. Há muitas responsabilidades e decisões importantes a serem tomadas e, claro, problemas para superar.

A inadimplência faz parte das situações que exigem a atenção e dedicação dos gestores, especialmente em empresas que atuam no mercado B2B e trabalham com contratos de alto valor.

Como você sabe, deixar de receber de um cliente pode desestabilizar suas finanças e prejudicar toda a operação do negócio. Infelizmente, de acordo com a CDL, mesmo com uma desaceleração, o índice de negócios com dívidas em atraso cresceu 4,22%.

Mesmo com a recuperação gradual da economia, as empresas precisam aprender a lidar com o endividamento e evitar que ele prejudique suas próprias finanças — o que pode inseri-las nas estatísticas de inadimplência.

A melhor época do ano para cobrar clientes inadimplentes

Afinal, existe um melhor período para realizar esse processo? Ao contrário do que muitos pensam, sua empresa é que decide qual o momento ideal!

Como a dívida não escolhe uma época para surgir, a cobrança também não deve aguardar. Quem precisa receber deve agir com rapidez e eficiência e investir em técnicas de negociação que possam conduzir a um bom acordo.

Muitas empresas preveem que a melhor época para negociar é por volta dos dias de pagamento ou 13º salário, por exemplo.

Porém, se a empresa está disposta a oferecer boas condições para que a dívida seja quitada, qualquer momento do ano pode ser trabalhado. Afinal, quanto maior o tempo de espera, mais cresce a dívida, prejudicando o cobrador e o próprio devedor.

A forma certa de cobrar clientes inadimplentes

Se não existe uma melhor época do ano para fazer cobrança, como recuperar uma dívida? A resposta está nas técnicas de abordagem!

Além de tomar a iniciativa e fazer contato com as empresas que te devem, a forma com que você fará isso é decisiva para os resultados obtidos. Ou seja, seu negócio deve agir como protagonista do processo de cobrança.

Confira algumas dicas para cobrar clientes inadimplentes com sucesso:

Não demore a dar o primeiro passo

O ano está apenas começando e, junto com ele, há grandes oportunidades para crescer e conquistar ainda mais mercado.

Por isso mesmo, é preciso ser ágil e abordar o cliente inadimplente o mais rápido possível. Além de evitar que a dívida cresça, isso ajuda sua empresa a manter bons contratos e, claro, a ter dinheiro em caixa para arcar com suas próprias despesas.

Não improvise na hora de cobrar

Cobrança é coisa séria, principalmente quando falamos de relações entre empresas. Por isso, é importante profissionalizar o processo.

Ao executar uma abordagem de qualquer maneira, os resultados alcançados podem ser desfavoráveis ao seu negócio. É preciso saber cobrar e negociar, caso contrário há a perda do dinheiro e do cliente.

Entenda os motivos da inadimplência da empresa

Sabemos que a inadimplência nem sempre é fruto da má-fé. Há inúmeras situações que tornam um negócio inadimplente, e você precisa levá-las em consideração na hora de fazer uma cobrança.

Entender o problema do seu cliente ajuda a criar um ambiente amigável para a cobrança, simplificando o diálogo e facilitando que um acordo benéfico para as duas partes seja fechado.

Estruture e treine sua equipe de cobrança

Para cobrar com eficiência, é necessário ter uma equipe capacitada e de alta performance para executar essa tarefa. Sendo assim, não deixe de estruturar um bom time e promover treinamentos para que eles não cometam erros durante a abordagem.

Invista em boas ferramentas de cobrança

Por fim, para garantir bons resultados com a cobrança, é essencial contar com boas ferramentas de cobrança. A tecnologia é sua aliada e deve ser incorporada aos processos e rotinas da sua equipe.

Atualmente, é possível contar com soluções completas, que ajudam a superar todas as fases da cobrança. Esses recursos simplificam o contato e garantem ações eficazes desde a análise de crédito até a cobrança judicial.

Sabendo que o melhor momento para negociar com clientes inadimplentes é agora, é hora de colocar a mão na massa!

Confira também o artigo sobre as características em comum de empresas inadimplentes!

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