5 passos para ter um setor de cobrança altamente eficaz

Ter um setor de cobrança eficaz pode ser decisivo para o sucesso de seu negócio e, neste post, nós ensinaremos como atingir esse objetivo. Confira!

O setor de cobrança é o responsável por manter o fluxo de caixa da empresa organizado e garantir que os lucros alcançados com as vendas sejam reais. Entretanto, isso só acontece quando ele é realmente eficiente, não é mesmo?

Atualmente, ter boas equipes de marketing e vendas não garante o sucesso de uma empresa. Com a inadimplência crescendo, a recuperação de crédito deve ser bem executada. Caso contrário, todos os seus esforços serão em vão.

Diante disso, não existe outra saída: é preciso se dedicar ao processo e realizar uma cobrança dentro dos padrões de qualidade. Quer aprender como? Confira os 5 passos essenciais!

Como a inadimplência prejudica seu negócio?

Você tem um bom produto, investe em estratégias de marketing inteligentes e consegue boas vendas ao longo do mês, mas o caixa está negativo e as contas não batem. Se identificou com essa situação? A inadimplência pode agravar ainda mais este quadro e, muitas das vezes, é a culpa mais latente.

No Brasil, cerca de 6 milhões de empresas estão inadimplentes. Um número alarmante e que revela a necessidade de cuidar das finanças com mais atenção.

Em geral, ter clientes com dívidas em aberto prejudica o seu negócio. Seja qual for o motivo, é fato que a falta de pagamento conduz a um cenário de dificuldades financeiras que pode levá-lo à falência.

Pense bem: se as empresas para as quais você vende deixam de honrar com os compromissos de pagamento assumidos, seu negócio também começará a enfrentar problemas. Em breve, essas perdas financeiras impedirão que você pague os salários dos funcionários, fornecedores e suas próprias obrigações.

Sendo assim, podemos dizer que a inadimplência nas empresas é um problema que dá início a um ciclo destrutivo. Portanto, é preciso se dedicar à cobrança e garantir que ela seja o mais eficiente possível.

Quais são os 5 passos para ter um setor de cobranças eficaz?

Um setor de cobranças eficaz permite que o negócio tenha recursos para investir em seu crescimento, pagar os fornecedores, os salários dos colaboradores e todas as suas contas fixas e variáveis.

Afinal, a recuperação de crédito de clientes inadimplentes é uma premissa para o sucesso, principalmente no que se refere à sustentabilidade da empresa. Para ajudá-lo, selecionamos os 5 passos para conquistar uma área de cobrança mais eficaz. Confira!

1.      Conheça o perfil de seus clientes

Quem são os seus clientes? Você os conhece bem? Esse é o primeiro passo para assegurar que suas ações de cobrança sejam efetivas.

Sendo assim, é necessário entender o histórico da empresa inadimplente:

  • Como eles se comportam?
  • Estão passando por dificuldades?
  • Suas finanças estão organizadas?
  • O negócio tem uma boa carteira de clientes?
  • O mercado está favorável ou desfavorável?

2.      Seja rápido na hora de cobrar

Quanto mais tempo um cliente fica inadimplente, mais dificuldades terá para quitar suas obrigações. Sendo assim, o setor de cobranças deve ser ágil e iniciar o processo o mais rápido possível, especialmente na prevenção.

Lembre-se de que manter a comunicação ativa é uma excelente maneira de evitar a inadimplência e de ajudar seus clientes a não se tornarem devedores.

3.      Aposte em boas ferramentas de cobrança

Cobrar não é uma atividade simples, mas pode se tornar muito mais fácil com a ajuda das ferramentas certas. Atualmente, é possível automatizar inúmeros processos e tornar a negociação menos constrangedora e demorada.

Apostar na cobrança digital é, com certeza, uma decisão inteligente. Os sistemas e meios de cobrança mais modernos facilitam a comunicação, reduzem custos e aumentam os índices de recuperação de crédito, quando bem utilizados estrategicamente.

Portanto, comece a vê-los como um investimento e não uma mera despesa. A tecnologia é uma aliada do setor, por isso seu potencial deve ser bem aproveitado.

4.      Esteja aberto para negociações

Depois que um cliente se torna inadimplente, é preciso ter jogo de cintura e habilidade para recuperar o crédito. Isso porque existem diversos motivos que conduzem ao endividamento e você precisa saber negociar.

Vale a pena destacar que o processo envolve ouvir e ser ouvido. Um acordo só será produtivo quando for vantajoso para as duas partes e isso precisa ser levado em consideração.

O que estamos dizendo é que a cobrança deve ser coerente, dentro da lei, respeitosa e pautada na empatia. Escute os argumentos e as propostas apresentadas e se esforce para encontrar uma saída que atenda às suas necessidades e às de seus clientes.

5.      Conte com uma empresa de cobrança

O último passo para garantir que seu setor de cobrança seja altamente eficaz é a terceirização de certas atividades. Isso mesmo! Contar com o apoio especializado de uma empresa de cobrança é uma decisão estratégica e repleta de benefícios.

São empresas que possuem a experiência e conhecimento necessários para conduzir uma negociação e permite que a sua empresa opere de maneira mais tranquila e focada em seu core business.

Transferir essa responsabilidade é, portanto, uma maneira de melhorar a qualidade do setor e alcançar resultados mais efetivos.

Viu só como dicas simples e importantes como essas podem facilitar sua vida ao estruturar melhor seu setor de cobrança?

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deseja compartilhar uma experiência conosco? Deixe seu comentário logo abaixo! Ficaremos felizes em ajudá-lo.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta