Como as oscilações econômicas afetam o mercado de importação e exportação?

Como as oscilações econômicas afetam o mercado de importação e exportação?

O sobe e desce das Bolsas de Valores, as crises econômicas, desastres ambientais e os impasses políticos prejudicam o mercado de importação e exportação. Quem decide atuar com comércio exterior precisa entender essa relação e aprender a lidar com os impactos em sua rentabilidade.

Você já deve ter percebido que o dólar alto afeta seus negócios. A verdade é que diversos fatores econômicos podem gerar um aumento ou uma queda nas exportações e importações. A dúvida é: por que e como isso acontece?

Neste post, falaremos sobre a estreita relação entre a economia mundial e sua atuação no mercado internacional. Confira!

Comércio internacional: uma oportunidade para seu negócio

Todo empresário tem o objetivo de ver seu negócio crescer. Por isso, é comum que a atuação no mercado internacional faça parte de um projeto de expansão e isso pode representar grandes oportunidades.

Investir em novos mercados é uma decisão corajosa, mas muito inteligente. Afinal, o mundo está cada vez mais interligado e os produtos brasileiros são bem valorizados no exterior, assim como as mercadorias importadas fazem sucesso por aqui.

Em outras palavras, a expansão internacional pode representar um marco para o desenvolvimento de uma empresa, independentemente da sua área de atuação. Para isso, basta estruturar o negócio, contar com bons parceiros e estudar bastante.

Vale lembrar que o sucesso nesse mercado só é alcançado com planejamento. A empresa deve estar pronta para esse importante passo e, claro, entender todos os fatores que podem impactar em suas compras e vendas.

Oscilações econômicas e o mercado de importação e exportação

Como já dissemos, as economias nacional e mundial exercem uma forte influência no mercado de importação e exportação. Diante disso, enquanto gestor e empresário, é importante que você compreenda bem essa relação.

Aliás, o ano de 2020 é um excelente exemplo a ser analisado. A crise de saúde internacional causada pelo avanço do coronavírus está mexendo com todos os setores da economia e gerando impactos no setor comercial.

Prova disso é que as Bolsas de Valores de diversos países tiveram quedas expressivas e o dólar disparou. O que isso representa para importadores e exportadores? De maneira resumida, algumas questões podem afetar diretamente o seu negócio, como:

  • Queda na produção, devido às quarentenas e às mortes de trabalhadores;
  • Aumento dos preços, em razão da escassez de produtos;
  • Redução da demanda de consumo;
  • Atrasos nas redes de transporte e distribuição dos produtos.

Mas isso não é tudo. Entenda como as oscilações econômicas podem afetar sua empresa!

A taxa de câmbio afeta importações e exportações

Talvez você ainda não saiba, mas a taxa de câmbio é um fator determinante para a economia global. Quando o dólar sobe, a moeda nacional se desvaloriza e isso pode ser benéfico ou prejudicial ao seu negócio.

Pense bem, se você precisa importar mercadorias, pagará bem mais que o normal. Por outro lado, caso exporte seus produtos, pode aproveitar a oportunidade e vender a um preço mais atrativo.

Brigas políticas movimentam o mercado internacional

Outra situação que afeta os negócios que sua empresa faz no mercado internacional é a disputa política e ideológica travada por países de grande expressão, como Estados Unidos e China.

Esse tipo de situação pode gerar oportunidades ou criar entraves para as suas importações e exportações, sendo necessário boas estratégias de negócio.

Pactos comerciais podem facilitar negócios

O Brasil tem acordos comerciais com diversos países e blocos econômicos. Esses documentos podem facilitar a negociação, diminuindo barreiras e burocracias que atrasariam ou até mesmo inviabilizariam um contrato de importação e exportação.

Um bom exemplo é o acordo de livre comércio do Mercosul, que traz uma série de benefícios para empresas e cidadãos dos seus países membros.

Quem decide trabalhar com o mercado de importação e exportação precisa entender esse cenário e se preparar para lidar com os impactos de uma crise na economia local e mundial. Nem sempre as coisas saem como previsto, mas um bom planejamento, parceiros estratégicos e decisões inteligentes garantem bons resultados.

Deixe uma resposta