Por que investir em um sistema de cobrança online?

Por que investir em um sistema de cobrança online?

A inadimplência é um fator que gera preocupações e insegurança para qualquer empresa. Em tempos de crise, o problema pode ser ainda mais sério e exige decisões estratégicas, como o investimento em um sistema de cobrança online.

Cobrar não é uma tarefa simples, até mesmo os funcionários mais preparados, podem se sentir desconfortáveis em abordar um cliente — que também está constrangido com a situação. Agora, imagine como a cobrança de um número expressivo de devedores pode ser desafiadora…

Se o seu negócio está passando por dificuldades e precisa recuperar dívidas de forma rápida e eficiente, este post o ajudará a encontrar uma alternativa!

O que é um sistema de cobrança online?

O sistema de cobrança online é uma ferramenta digital que automatiza o processo, realizando diversas tarefas, como o envio de alertas de atraso e a emissão da segunda via de boletos. Sua função é reduzir os erros do trabalho manual e agilizar a recuperação de crédito.

Em resumo, ao invés de destacar um funcionário para a função de ligar para as empresas inadimplentes e realizar todas as etapas de uma negociação manual, o software executa uma grande parte dos processos de forma eficiente.

A tecnologia costuma ser bastante relevante para as empresas, afinal, ajuda a diminuir erros e simplifica o processo de cobrança.

Por que investir nesse recurso?

Atualmente, para se destacar no mercado e conquistar a fidelidade de bons clientes, o negócio precisa oferecer uma experiência de compra agradável do início ao fim, o que inclui a etapa de cobrança.

De que adianta ter um bom produto, uma equipe de vendedores qualificada, uma logística eficiente, mas não conseguir cobrar com profissionalismo os inadimplentes? Sem dúvidas, as falhas nesse processo prejudicam seus resultados e podem complicar ainda mais a situação.

Por esse motivo, muitos empresários e gestores estão investindo em um sistema de cobrança online, que apresenta alguns benefícios como:

Ajuda na gestão financeira do negócio

Em geral, os sistemas de cobrança online contam com ferramentas e recursos que ajudam o empresário a visualizar melhor o sistema financeiro com relatórios de fluxo de caixa e previsões de pagamento.

Esse tipo de visibilidade é indispensável para a sustentabilidade empresarial e fornece dados imprescindíveis para a tomada de decisão e planejamento das estratégias de enfrentamento da crise.

Reduz o tempo necessário para a recuperação do crédito

Diante de um alto índice de inadimplência, tudo o que a empresa quer é recuperar esse crédito de forma rápida, não é mesmo? Acontece que, ao optar pela cobrança manual, isso se torna praticamente impossível, já que há uma clara limitação humana em realizar várias cobranças ao mesmo tempo.

Por outro lado, o uso de um sistema automatizado ajuda a reduzir o tempo necessário para o recebimento das dívidas. Afinal, o software é rápido ao entrar em contato e eficaz ao oferecer propostas e concluir o acordo.

Com o auxílio do recurso, você não precisará se preocupar em ligar para as empresas inadimplentes. De forma automática, ele faz o controle das datas de pagamento de cada cliente e fornece relatórios. Além disso, em casos de atraso, é possível enviar lembretes e até a segunda vida do boleto já com o valor corrigido pelos juros.

Mantém os dados organizados

Ao investir em um sistema de cobrança online, os gestores têm acesso a todas as informações necessárias para tomar suas decisões. Em um só lugar, é possível saber tudo o que está acontecendo e acompanhar os resultados das ações de cobrança.

Vale destacar que, além de melhorar o controle financeiro, o sistema organiza o setor de cobrança, visto facilita a localização dos dados.

Reduz custos com cobrança

A cobrança, por si só, já envolve custos e perda de recursos. No entanto, com o uso da tecnologia, é possível minimizar os impactos financeiros e reduzir custos provenientes, por exemplo, dos erros do trabalho manual, principalmente no cálculo de juros e multas.

Outro ponto de economia diz respeito ao custo com mão de obra especializada em cobrança. O sistema dispensa a atuação de muitos funcionários, que podem ser redirecionados para outros setores da empresa.

Melhora o relacionamento com o cliente


O ato de cobrar não é fácil e, quando feito de forma incorreta, pode afetar o seu relacionamento com os clientes. Em geral, a depender do valor da dívida, do tempo de atraso e até mesmo das justificativas apresentadas, a comunicação pode não fluir bem e gerar atritos.

Essa é mais uma vantagem da automatização do processo. O sistema envia mensagens automáticas, evitando situações constrangedoras para as duas partes.

Além disso, há a possibilidade de cadastrar ofertas de acordos, o que permite que o cliente avalie as condições e escolha a que melhor se encaixa à sua realidade financeira, uma vez que ele também deve estar enfrentando dificuldades.

Viu só como a contratação de um sistema de cobrança online pode transformar o seu setor de cobranças? Em tempos de crise econômica, é preciso agir com estratégia e fazer os investimentos certos.

É provável que você enfrente um aumento no número de devedores, pois todo o mercado está sofrendo com a queda no consumo. No entanto, esse recurso é seu aliado o ajudará a reduzir os prejuízos financeiros e ampliar os índices de recuperação de dívida.

Gostou deste post? Saiba também como implementar um sistema de cobrança de alta performance!

Deixe uma resposta