Iniciativas contra a crise: como empresas têm ajudado umas às outras

Iniciativas contra a crise: como empresas têm ajudado umas às outras

A crise causada pela pandemia afetou a grande parte das empresas em todo o mundo. Mas a boa notícia, é a que a partir dessa nova realidade algumas coisas mudaram, como por exemplo a relação dos negócios entre si.

Mais do que nunca, tem sido necessário buscar alternativas contra a crise e, muitas vezes, a melhor maneira de fazer isso é contando com quem já conhece esse caminho. Ou seja, empresas parceiras.

Muito mais do que fazer negócios, a maioria das empresas têm tomado iniciativas contra a crise e ajudado umas às outras. Vamos falar mais sobre isso abaixo!

Complexidades causadas pela crise

A crise econômica gerou uma série de gargalos nos processos das empresas, uma vez que muitas precisaram adotar o home office, dar férias, diminuir a carga horária e até mesmo desligar alguns colaboradores. Além disso, também foi necessário que internamente as instituições tomassem iniciativas contra a crise para manter seu funcionamento.

A partir disso, a alta competitividade do momento também faz com que as empresas exijam cada vez mais engajamento e resultados dos parceiros de negócios que prestam serviços BPO (Business Process Outsourcing).

Contenção de custos, recuperação do fluxo de caixa e produtividade passaram a ser quesitos ainda mais cobrados desses parceiros, que precisam apresentar soluções que realmente agreguem valor e gerem resultados rápidos.

Iniciativas contra a crise por parte das empresas

A pandemia mudou a dinâmica da economia. Por isso, empresas que não estão enquadradas como produtos e serviços essenciais sofrem o impacto com a diminuição da atividade econômica. Mesmo aquelas que são consideradas essenciais também precisaram mudar seu formato de atuação.

O fato é que todas, ou grande parte das empresas brasileiras precisaram tomar iniciativas contra a crise. Entre essas ações estão:

Suporte e crédito:

Nesse período, muitas empresas sofreram por não terem uma reserva ou valor em caixa o suficiente para passar por tudo isso sem riscos à sua saúde financeira. Por isso, bancos e empresas lançaram fundos de apoio a esse público.

Além disso, os empréstimos com condições especiais para dar fôlego aos caixas também começaram a ser disseminados. Os negócios clientes de alguns bancos contam com até três meses de carência para o pagamento da primeira parcela ao contratar linhas de capital de giro, entre outras alternativas.

Alterar o modelo de atuação:

Como falamos acima, esse também tem sido um período de reestruturação para muitos negócios, uma vez que uma das iniciativas contra a crise foi adequar as suas atividades à nova realidade.

Sem sair da sua área de atuação, algumas empresas encontraram saídas para manter suas atividades, expandindo a maneira como prestavam seus serviços.

Contar com o BPO:

Apesar de todas as possíveis alternativas contra a crise, sem dúvidas uma das mais adotadas é o BPO. Através dele, parcerias têm sido formadas e a esperança de diminuir os impactos da pandemia é renovada. Vamos falar no tópico seguinte sobre a importância disso.

Por que o BPO se tornou uma das iniciativas contra a crise?

A necessidade de todas as empresas nesse momento é encontrar resultados rápidos por meio de ações assertivas. Por isso, o prestador de serviços BPO tem que formar uma equipe qualificada que garanta qualidade e agilidade no atendimento, para gerar competitividade e rentabilidade.

Outro ponto que apresenta o BPO como uma das iniciativas contra a crise mais buscada, é o fato da expertise. As empresas precisam de quem tenha empatia pelo que estão passando e que ao mesmo tempo, saiba aplicar os processos certos, com a experiência que possuem.

Da mesma forma, o momento necessita muito de processos que envolvem a tecnologia, a fim de melhorar a produtividade. Além da tecnologia, existe outras diversas aplicações que os prestadores de serviços BPO podem auxiliar contra a crise.

Muito mais que iniciativas contra a crise, empresas que optam por parceiros BPO, estão escolhendo uma recuperação mais rápida desse cenário.

Se sua empresa precisa de iniciativas contra a crise, fale com a Way Back e saiba como nossa equipe pode te ajudar a superar esse momento e alcançar novos resultados.

Deixe uma resposta